Mandala

Semana passada, aqui na escola, criei uma oficina aberta de mandalas. O objetivo era estudar o desenho, aprender o conceito e relaxar um pouco da rotina escolar intensa.

18449733_186802088509533_8583275339271030506_o

A mandala, segundo o psiquiatra Carl Jung, é um desenho circular que representa simbolicamente a unidade total do Eu. Em muitas culturas, o círculo tem importância enquanto símbolo mágico ou mesmo como forma agregadora da comunidade; já que, enquanto numa roda, não existe hierarquia entre os membros. Todos ocupam um espaço único, olhando sempre para o centro e pra todos ao mesmo tempo. O diagrama, normalmente em formas geométricas concêntricas e trabalhando a simetria (ou o espelhamento), também tem forte poder de concentração, já que prende o olhar em movimento circulares, facilitando também a meditação. Desenhar mandalas pode ser útil, neste sentido: relaxa e ao mesmo tempo “limpa” a mente, ajudando a refletir mais sabiamente sobre problemas e tomar decisões com segurança.

Para desenhar uma mandala, atente para algumas dicas:

  1. Faça círculos concêntricos, quantos desejar e achar necessário. Utilize um compasso para facilitar.
  2. Em seguida, divida em estes círculos em pelo menos quatro “fatias de pizza”.
  3. Para começar a criar a mandala, inicie sempre no sentido do centro para as bordas.
  4. Use linhas e formas simples: retas, curvas, círculos, etc.
  5. Perceba que é preciso respeitar a simetria (ou a repetição das formas), sempre no sentido circular. Você pode cruzar as linhas, mas a dica de ouro é: respeite as linhas e pontos delimitadores para não gerar uma mandala confusa e desproporcional.
  6. Ao colorir, não esqueça que as cores também precisam respeitar a simetria. A ideia da mandala é criar, parte por parte, um TODO. No fim, você terá um desenho único.
  7. As formas mais fáceis e simples de começar são as que lembram pétalas de flor. Conforme você vai se aprimorando, as formas ficam mais complexas.

Vamos tentar?

Abaixo segue um esquema (rascunhado) e básico:

mandala

Muitos programas de ilustração ou edição de fotos contém a opção de criar desenhos simétricos (ou espelhados), facilitando a criação da mandala. O que utilizo é o Corel Painter Essentials 5. Você pode fazer o download de uma versão de teste para 30 dias aqui. Está em inglês, mas é bastante intuitivo. É um programa semi-pro, porém é um pouco “pesado”, sendo necessário um computado que suporte. Para quem quer algo mais leve e simples, existem alguns aplicativos para celular. Escreva mandala na busca da PlayStore (Android) e se divirta!

Por fim, dê uma conferida neste vídeo, do canal Makoccino (YouTube). Ele traz várias dicas de artes para serem feitas em dias em que se está entendiado, incluindo a base de onde tirei as aulas de mandala!

Até a próxima!

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s