Arte na Idade Média
- Início no século V.
- Domínio da Igreja Católica, filtrando produções científicas e culturais.
- Obras com temas religiosos.
- Antigas basílicas romanas (onde realizavam reuniões importantes na Roma antiga) são transformadas em igrejas.
- Afastamento dos antigos cultos pagãos ao tentar eliminar imagens de personagens bíblicos.
- Papa Gregório – imagens seriam úteis para o ensino religioso, já que a maioria dos fiéis não sabiam ler ou escrever.
- Começa o uso de imagens na Europa Ocidental: elas deveriam ser simples e ir direto ao ponto. Qualquer detalhe a mais deveria ser eliminado.
- Uso frequente de mosaicos (desenhos feitos com pedaços pequenos de cerâmica colorida ou pedras), especialmente em Constantinopla, Europa Oriental (Império Bizantino). Os personagens eram posicionados de frente e com pouca ou nenhuma expressão corporal.
- Entre os séculos VIII e IX, foi feita a iconoclastia, onde foram proibidas as representações humanas de Cristo ou outros personagens bíblicos. Muitos artistas foram para a Europa Ocidental, mas ainda em Constantinopla e em outras culturas ligadas ao Islamismo (religião árabe), foram criadas obras em coloridos padrões (chamados de arabescos) que fugiam da representação do mundo terreno, como os tapetes persas.
- Na China, era o budismo a religião mais forte na Idade Média. Eram comuns as pinturas em seda, com temas naturais e serenos (montanhas, rios, pessoas realizando pequenos rituais) e que também serviam como ferramenta para a meditação. Foi o primeiro povo a reconhecer na pintura a mesma importância dada aos poetas.
- Europa, século VI a XI – “Idade das Trevas”: muitas guerras e invasões. Muitas tribos já eram cristãs, mas também discordavam das representações das igrejas. Os artífices trabalhavam com metal e madeira, criando padrões entrelaçados, como corpos contorcidos de cobras e dragões. Talvez tivessem intenção mágica, para afastar maus espíritos. Para atrair esses fiéis específicos, monges incorporaram esses padrões em seus manuscritos.
- Na arte da época, não havia a necessidade de se criar algo novo se a tradicional já servia bem para ensinar sobre a crença.
- Começaram a pintar o que sentiam, não só o que existia (como os egípcios) ou o que viam (como os gregos). Mas não queriam pintar belas coisas, queriam falar da fé.
- Arquitetura das Igrejas no século XII – chamada de românica. A maioria foi destruída. Eram grandes construções de pedra e com altura suficiente para serem vistas de qualquer ponto da cidade. Por ser a maior construção do lugar, era o ponto de referência mais importante. Algumas tinham o formato de uma cruz.
- Na França, começou-se a decorar as igrejas internamente com esculturas, mas com objetivos diretos e claros.
- A fachada da Catedral de Saint Trophime, em Arles (França), é uma grande cena com imagens bíblicas de cristo, seus apóstolos, o céu e o inferno. Eram feitas para impressionar os fiéis.
- Século XIII – Período Gótico: igrejas com grandes janelas – uso do vidro; arcos em portas e janelas em formato de ogiva; vitrais coloridos e detalhes em dourado representando a vida de Cristo as passagens da bíblia. As igrejas eram compridas, com torres e janelas lembrando “setas”, como se estivessem apontando para os céus. Exemplo: Catedral de Notre Dame,em Paris (França).
- Itália: Giotto di Bondone (1267 – 1337): este artista realizou uma revolução na arte medieval, sendo uma das portas de entrada para o Renascimento. Criava pinturas elaboradas e um pouco teatrais, procurando realizar jogos de luz e sombra com a tinta. Ficou conhecido em sua região ao pintar cenas nas paredes de uma pequena Igreja de Pádua (Itália). Tentou criar a ilusão de profundidade.
[…] Arte na Idade Média […]
CurtirCurtir
[…] Idade Média […]
CurtirCurtir
Avançando no tempo , quase no fim da Idade média,. Surgem igrejas católicas.cite três das principais características delas vc pode me fala essas três??
CurtirCurtido por 1 pessoa
Século XIII – Período Gótico: igrejas com grandes janelas – uso do vidro; arcos em portas e janelas em formato de ogiva; vitrais coloridos e detalhes em dourado representando a vida de Cristo as passagens da bíblia. As igrejas eram compridas, com torres e janelas lembrando “setas”, como se estivessem apontando para os céus. Exemplo: Catedral de Notre Dame,em Paris (França).
CurtirCurtir
Maria Eduarda, só tome cuidado para não ficar decorando essas perguntas, pois a prova não é idêntica a uma revisão. Está tudo no texto. Preste apenas bastante atenção na pergunta (leia em voz alta) e a interprete.
CurtirCurtir
Essa matéria professora
CurtirCurtir
Isso Brendon. E essa aqui também: https://saladearte.wordpress.com/2018/03/21/renascimento-italiano/
CurtirCurtir
Qual o principal tema da arte na idade média???
CurtirCurtir
Religiosidade.
CurtirCurtir
1-Qual foi a justificativa do papa Gregório para permitir o uso de imagens figurativas dentro das igrejas ???
2-quais eram os temas dessas imagens??
CurtirCurtir
Quais os nomes dos antigos prédios romanos?? onde eram realizadas assembleias e foram transformadas em templos pela igreja católica:
CurtirCurtir
Assembléias são reuniões. O tipo de prédio se chama basílica. Está bem no início do texto. 😉
CurtirCurtir
1-Qual foi a justificativa do papa Gregório para permitir o uso de imagens figurativas dentro das igrejas ???
2-quais eram os temas dessas imagens??
CurtirCurtir
Professora me responde aí !!!!
CurtirCurtir