Renascimento italiano

O Renascimento, ou Renascença, é o período da história europeia (especialmente nas cidades de Florença e Siena, na Itália), compreendido entre o século XIV e o século XVI, em que inúmeras transformações sociais, políticas, tecnológicas e científicas ocorreram, marcando a transição do feudalismo para o mercantilismo e representando uma ruptura das estruturas da Idade Média.

O termo se refere à redescoberta da cultura clássica (Grécia e Roma antigas) e a valorização de princípios como humanismo e naturalismo. O ser humano passava a ser valorizado pela sua incrível capacidade transformadora e genialidade, e a ciência passaria a influenciar a sociedade sobre sua visão da natureza.

Nesta época surgiram os mecenas: burgueses (a maioria de comerciantes ricos) passaram a financiar a criação de obras de arte. Encomendavam pinturas, retratos, esculturas e projetos arquitetônicos aos artistas que mais se destacavam nas cidades.

As características mais importantes na obras de arte da Renascença são: resgate dos cânones (regras) das esculturas greco-romanas para criação de estátuas e pinturas; estudo de anatomia; desenho de elementos da natureza de forma científica (para parecerem bastante com a realidade em que vivemos); antropocentrismo (“o homem no centro das coisas”); a busca do belo; busca da perfeita simetria (se você dividir um rosto humano bem no meio dos olhos, você terá duas partes iguais; ou seja, simétricas); estudo de proporções e composição (organização) das imagens; sfumato (luz e sombra em degradê); a assinatura do artista nas obras; autorretratos; novos temas além dos religiosos (retratos, autorretratos e mitologia greco-romana); estudo de perspectiva (quando você observa uma paisagem, todos ors objetos que estão ao longe parecerão amenores do que são na realidade; os artistas começaram a estudar como isto pode ser feito nas pinturas, para pareceram mais reais) e profundidade.

Artistas

Filippo Brunelleschi (1377 – 1446). Arquiteto e escultor de Florença, teve como uma de suas obras mais conhecidas a cúpula da Catedral Santa Maria del Fiore.

Catedral de Florença_Filippo Brunelleschi

Sandro Botticelli (1445 – 1510). Pintor do ateliê de Fra Filippo Lippi, foi notável por sua técnica de perspectiva e tem na obra O Nascimento de Vênus a sua mais reconhecida contribuição para a galeria de grandes mestres renascentistas.

6 - Botticelli - O Nascimento de Venus

Leonardo da Vinci (1452-1519). Conhecido por sua genialidade em diversas áreas das artes e das ciências, possui talvez a obra de arte mais conhecida no mundo, a Monalisa ou Gioconda, além de ter contribuído com estudos de anatomia muito detalhados e diversas invenções. Um de seus rascunhos sobre as proporções humanas, O Homem Vitruviano é tido como a figura humana anatomicamente perfeita.

Michelangelo Buonarroti (1475-1564). Conhecido por suas habilidades na pintura, na arquitetura e na escultura, já em suas obras iniciais demonstrava talento incomparável, como em Pietá, sua primeira escultura reconhecida por um acabamento perfeito e extrema sensibilidade na execução. A obra retrata a Virgem Maria com o corpo de Jesus Cristo no colo, sendo uma das obras mais lembradas do artista. Além desta, ele também é lembrado por suas pinturas no teto da Capela Cistina, em Roma.

O Renascimento também foi importante para a filosofia, com os ideais associados ao humanismo, a razão e às evidências empíricas (quando se prova algo através de experiências). Na literatura, grandes escritores surgiram, como Luis de Camões, Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

O legado (herança) deixado pelo Renascimento pode ser visto até hoje e ainda são percebidos nas ciências, na organização social e nas artes.

 

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s