A arte neoclássica surge na Europa no final do século XVIII e foi presente até o meio do século XIX. Neo significa “novo”; ou seja, a ideia era reviver as ideias da arte clássica (greco-romana), presentes também no Renascimento Italiano. Foi também uma reação ao Barroco; quer dizer, fizeram duras críticas ao estilo, considerando-o excessivo, irregular e vulgar.
Os neoclassicistas pregavam a queda da influência geral da religião cristã sobre a cultura européia, defendiam as ideias do iluminismo (como a razão acima da emoção, o combate à superstições e o aperfeiçoamento pessoal), além de buscarem temas dignos e com clareza nas composições (diferente do horror e excessos do Barroco).
Nesta época, surgiram variadas descobertas arqueológicas e se desenvolveram a literatura, a filosofia, as artes plásticas, a música e o teatro. Surgiram também as academias de belas artes, onde artistas lecionavam (davam aulas) e criavam regras para pinturas e esculturas.
Alguns dos artistas mais importantes são:
[…] artistas importaram muitos estilos, como o Neoclassicismo (clique aqui para saber mais sobre o Neoclassicismo), o Realismo (clique aqui para saber mais sobre o Realismo), […]
CurtirCurtir