Abstracionismo

A pintura abstrata surgiu no início do século XX e é considerada como um dos movimentos de vanguarda artística no mundo. Ela foi criada para quebrar todas as regras da escolas de arte europeias, desde que a fotografia surgiu para representar a realidade tal como ela era. Assim, a pintura abstrata não tenta recriar o concreto e nenhuma forma que lembre objetos reais. Ela usa relações entre cores, linhas e manchas: e apenas isto. A obra pode até trazer algum significado, mas para o artista, não necessariamente para o expectador.

Podemos dividir o abstracionismo em dois grandes grupos:

  • Expressivo: usa o instinto, o inconsciente, a intuição. Usa também formas orgânicas e cores vibrantes. Um exemplo é o artista americano Jackson Pollock. Ele criou quadros em grandes dimensões usando a técnica de gotejamento, que consistia em colocar a tela sobre o chão e deixar as gotas de tinta caírem sobre ela, usando o movimento expansivo dos braços. Abaixo, dois exemplos de suas pinturas e um vídeo do artista em ação.Jackson Pollock 1Image property of the Albright-Knox Art Gallery, Buffalo, NY.

  • Geométrico: utiliza relações formais entre cores e formas geométricas básicas. Um dos maiores expoentes e considerado o precursor do abstracionismo é Wassilly Kandinsky. Suas obras eram compostas como músicas e uma frase dita por ele explica bem sua intenção: “Criar uma obra de arte é criar um mundo”.

 

Por fim, para compreender ainda mais sobre o movimento artístico do abstracionismo, deixo abaixo um texto mais completo e um vídeo do, excelente canal de arte, Artkin.

Abstracionismo – Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s