Arte de Kemet (Egito Antigo)

O Egito é um país africano e por volta de 5.000 anos atrás abrigou uma importante civilização em torno do Rio Nilo, chamada por aquele povo de Kemet, que significa “terra negra”. 

A arte dessa antiga e grandiosa sociedade, governada por faraós, era basicamente voltada ao mundos dos deuses e para a vida após a morte. Eles eram politeístas, e as representações de divindades como Ísis, Osíris, Hórus e Anubis faziam parte do dia a dia do reino. Outra temática frequente em suas obras, eram as histórias do cotidiano do reinado, especialmente do faraó. Acreditavam que, após a morte, o mesmo acordaria para uma nova vida e precisaria encontrar tudo o que lhe pertencia intacto, incluindo seu corpo. Por isso transformavam seus corpos em múmias, para durarem “uma eternidade”. Utilizavam bastante ouro e pedras preciosas em suas pinturas e esculturas. Desenhavam também muitos símbolos, com significados mágicos e espirituais, dentre eles a flor de lótus (clique aqui para saber mais). Nas pinturas feitas nas paredes dos templos e em papiros, continham hieróglifos (a escrita local da época) e os corpos dos personagens representados tinham uma característica especial: os ombros e olhos eram mostrados virados para a frente; e as pernas, pés, braços, mãos e cabeça eram mostrados de perfil.

As imagens abaixo foram retiradas do site do Met Museum (Museu Metropolitano de Arte, em New York). Mas, se você se interessa por arte egípcia, pode encontrar variados exemplares no Museu Nacional de História Natural, na Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s