Missão Artística Francesa

No ano de 1808, a Corte Portuguesa chegou ao Brasil, fugindo de um conflito contra tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Com a transferência de poder para a colônia, vieram inúmeras transformações políticas, econômicas e culturais. O objetivo era criar uma elite local, a partir dos costumes europeus. A cidade do Rio de Janeiro, sendo agora capital, recebeu diversos equipamentos como prédios civis de porte monumental (faculdades, escolas, bibliotecas, parques, etc) e serviços urbanos importante para o funcionamento do lugar.

No ano de 1816, comandada por Joachim Lebreton e artistas refugiados após a queda de Napoleão, chegou ao Brasil a Missão Artística Francesa. Entre os integrantes, estavam o arquiteto Grandjean de Montigny; os pintores Nicolas Taunay e Jean-Baptiste Debret; os escultores Auguste Taunay, Marc e Zépherin Ferrez; e o gravador Charles Pradier. O objetivo da Missão Artística era fundar uma Academia de Belas Artes: uma instituição de ensino formal das artes plásticas, aos moldes das já existentes academias europeias.

Muitos permaneceram pouco tempo no país e retornaram à França; porém alguns permaneceram mais no tempo no Brasil (como Debret) ou se estabeleceram de forma definitiva (como Montigny e os irmãos Ferrez), cumprindo a missão de fundar a Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), no Rio de Janeiro. Ela foi estruturada a partir dos ensinamentos básicos do Neoclassicismo, como: a compreensão da arte do representação do belo ideal, a valorização dos temas nobres, a importância do desenho como estruturação básica da composição, a preferência por algumas técnicas (pintura a óleo) e materiais (mármore e bronze, nas esculturas). Tais ideias influenciaram todo o restante do país.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s