Surrealismo

O Surrealismo surgiu na Europa através do Manifesto Surrealista, escrito por André Breton em 1924. Os artistas criticavam a racionalidade burguesa e realizaram obras com inspirações nos sonhos e no pensamento inconsciente. Segundo Breton, um dos objetivos do surrealismo era “resolver a contradição até agora vigente entre sonho e realidade pela criação de uma realidade absoluta, uma suprarrealidade”. Isso quer dizer, que os Surrealistas tentavam criar uma nova realidade, além do que vemos no dia a dia, mais parecido com o que encontramos enquanto dormimos. Uma das maiores inspirações desses artistas foi o trabalho do psicanalista Sigmund Freud, que estudava o pensamento irracional e os “impulsos ocultos da mente”. Uma das técnicas mais utilizadas era a escrita e a pintura automática, “pois seriam formas de transcrição imediata do inconsciente, buscando assim driblar os controles conscientes do artista”: ou seja, uma obra sem interferências do pensamento racional e objetivo, dando espaço para os impulsos primitivos. Outra técnica foi a colagem (muito utilizada no dadaísmo), em que imagens eram reunidas de modo aleatório e ao acaso, tentando criar uma imagem do inconsciente. Esse método foi inspirado na frase do Conde Lautrémont: “Belo como o encontro casual entre a máquina de costura e um guarda-chuva numa mesa de dissecção”.

Principais artistas:

Joan Miró: escultor, pintor, gravurista e ceramista espanhol.

Man Ray: pintor, fotógrafo e cineasta norte-americano.

Salvador Dalí: pintor espanhol, talvez o mais conhecido dos Surrealistas. Vivia de forma excêntrica, complementando suas obras surrealistas.

Salvador Dalí também fez uma parceria com Walt Disney para uma animação no estilo de suas pinturas. O trabalho foi concluído no ano de 2003, após a morte de ambos, pelos artistas do estúdio da Disney. O filme se chama “Destino”.

Luís Buñuel: cineasta espanhol. O filme abaixo (“O Cão Andaluz”, 1929) é uma parceria com Salvador Dalí. Nele, o personagem se consulta com um psicanalista e narra um de seus sonhos.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s