Um conto africano

20190513_101843
Sino cerimonial dos Bakuba (Congo). Fonte: coleção Arte Tribal (ed.

No dia 30 de abril, foi pedido à turma 1901 que criassem histórias a partir das imagens contidas em cartões, entregues a eles aleatoriamente. Os cartões continham artefatos tribais, vindos da África e expostos (em sua maioria), no Museu Etnológico de Berlim (Alemanha). Atrás das imagens, apenas algumas informações, como o nome do povo quem criou, o material utilizado, a função do objeto, o tamanho e a data em que foi criado.

O estudante Pedro Henrique Leal, escolheu a imagem acima, contendo os seguintes dados: povo Bakuba (República Democrática do Congo) / sino / madeira, ráfia / altura: 19 cm. A partir disso, ele escreveu a história abaixo:

Oorum

Em uma noite chuvosa, nascia uma criança chamada Oorum, na tribo Bakuba, República Democrática do Congo, África.

Sua tribo estava envolvida em uma série de conflitos com outra tribo, o que ocasionou muitas mortes. Os principais motivos dessas desavenças era posse de terras próximas a rios e lagos, devido a água ser tão preciosa nesse continente com clima seco.

O tempo passou e o pequeno menino cresceu, tornando-se um grande guerreiro, com uma alma bondosa. Cresceu em um mundo caótico, mas seus pais não deixaram ele ser corrompido. 

Numa de suas batalhas, Oorum (que já havia matado muitos inimigos, e por isso sua vida, ou melhor, sua morte, era muito valiosa para os adversários) sacrificou a sua vida em troca de paz. E assim foi feito, eles finalmente tinham um acordo para não ter mais conflitos.

Oorum morreu como um herói, e assim que é conhecido atualmente, o herói que deu sua vida para libertar seu povo de um triste ciclo sangrento.

Sua imagem é representada em sinos, que são tocados todas as manhãs para despertar e dar esperanças ao povo, para que o dia de hoje seja melhor que o de ontem, e dar força e coragem para enfrentarem suas lutas diárias, assim como Oorum teve quando salvou esse povo.”

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s