Blogueiros e afins

Oláá!

Acredito que vocês saibam o que é e para que serve o Tik Tok e esses outros vídeos divulgados na internet, muitas vezes contendo desafios e pegadinhas, correto? Creio que saibam o que são influenciadores também … não é?

Neste momento de crise que estamos vivendo por causa do novo coronavírus (pessoas precisando ficar isoladas em casa, escolas sem aula, muitas pessoas precisando de dinheiro e comida, etc) existem muitos “influenciadores” divulgando vídeos por aí usando esses problemas como tema.

Desses blogueiros, muitos estão aproveitando a quantidade de seguidores para: criar vaquinhas e doar cestas básicas a quem precisa (e assim possa se manter em segurança dentro de casa sem ir trabalhar para comer); ensinando sobre hábitos de higiene corretos para prevenção contra essa doença; criando conteúdos de arte para as pessoas passarem esses dias com cultura e diversão. Existem até médicos, psicólogos, professores e educadores físicos oferecendo consultas e aulas gratuitas para as pessoas através da internet. Isto tudo é positivo e ajuda a todo mundo a passar por essa situação de uma forma menos pesada e com dignidade.

Como nem tudo são flores, existem outros blogueiros e celebridades que estão criando “conteúdos” irresponsáveis como desafios para lamber assento de privada (sim, tem isso), entrar em um avião e falar para os passageiros que estão vindo de um lugar com muita contaminação (resultando na volta do avião para o aeroporto e no atraso de vida de mais de 200 pessoas) ou ainda usando a crise para vender produtos ou estilo de vida.

No ano passado, as turmas de 8º ano estudaram sobre a Pop Art que foi um movimento artístico que fazia críticas justamente ao consumismo excessivo da época, mas que faz muito sentido nos dias atuais.

Quando você cria um perfil no Instagram, no Facebook ou Tik Tok e ganha centenas, milhares ou até milhões de seguidores, você está falando com todas eles. E eles te seguem porque concordam ou gostam do que você fala ou faz. Se concordam ou gostam, o que  falta para esses seguidores imitarem o influenciador (blogueiro ou celebridade)? Falta muito pouco.

E quando falamos de um assunto tão sério quanto uma doença extremamente contagiosa e que está matando várias pessoas (de jovens a idosos), a palavra usada é IRRESPONSABILIDADE. Ao “lamber uma privada” para “ver se vou pegar o vírus” o tal influenciador está literalmente INFLUENCIANDO os outros a fazerem o mesmo. Nesse caso, não é à toa que se chama “desafio” né?

É preciso ter responsabilidade no que se publica!

Normalmente eu levaria essa questão para debates nas aulas. Mas como aqui estamos na internet, comenta aí: o que você pensa disso? Concorda ou discorda?

Texto escrito a partir da leitura dessa reportagem aqui: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/03/31/influenciadores-digitais-usam-pandemia-para-ter-likes-e-anunciar-produtos.htm

mokup smartphone technology phone
Photo by freestocks.org on Pexels.com

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s