O arco-íris é um fenômeno da natureza que surge quando a luz do sol chega às gotículas de água presentes no céu após a chuva. Esse efeito chama-se refração e o que ocorre é a divisão da luz branca em espectros coloridos desde o ultravioleta até o infravermelho. Para além da ciência o ser humano, sempre em busca de explicar sobre a sua origem através dos símbolos, possui histórias muito antigas que envolvem esse efeito que nos parece tão mágico.

Para começar, seu nome é uma homenagem à deusa grega Íris. Mensageira dos deuses, ela deixava um rastro colorido nos céus.

Para os Iorubás, um povo africano que trouxe bastante influência para o Brasil, o arco-íris é carregado por Osùmarè. Também conhecido como cobra arco-íris, este ancestral simboliza a mobilidade e a atividade. Diz-se que ele era o encarregado de levar de volta para as nuvens a água da chuva através do arco-íris.

Na Irlanda existe a lenda de que no fim de cada arco-íris existe um pote de ouro guardado por um leprechaun (duende ou gnomo). Já pensou? Nos países nórdicos, como a Noruega, povos antigos que tinham Thor e Odin como deuses, acreditavam que a Bifröst, a ponte que interligava Midgard (a Terra) e Asgard (o mundo divino) era um (adivinhem?) arco-íris.


Para cristãos, muçulmanos e judeus, o arco-íris também é visto como o arco da aliança; um símbolo considerado divino e que teria aparecido após o Dilúvio como uma mensagem de que dali para a frente não mais teriam enchentes daquela magnitude.
Como podemos ver, independente de sua origem, o arco-íris costuma representar caminhos de conexão aos deuses ou mensagens divinas.
Para além de religiões, o arco-íris ganhou outros significados também. Em alguns países europeus e nos Estados Unidos, crianças pintaram vários arco-íris como símbolo de esperança frente à pandemia de coronavírus. Entretanto, uma das simbologias mais fortes na contemporaneidade têm sido a criada por Gilbert Baker.
Designer americano, Baker criou em 1978 a bandeira LGBT com as cores do arco-íris. Originalmente a bandeira possuia 8 cores com alguns significados: rosa [sexualidade]; vermelho [vida]; laranja [cura]; amarelo [luz do sol]; verde [natureza]; turquesa [arte/mágica]; anil [harmonia]; violeta [espírito humano]. Na época 30 voluntários auxiliaram o artista a pintar à mão essa bandeira que serviria para o Dia da Liberdade Gay na Califórnia. Gilber Baker dizia que sua intenção era criar um símbolo que representasse a diversidade a inclusão. Hoje em dia é bastante utilizada nas Paradas LGBT no Brasil e no mundo e também no dia 28 de junho, Dia do Orgulho LGBT, criado em homenagem à uma rebelião de clientes LGBT de um bar chamado Stonewall Inn. onde passavam por constantes invasões e situações preconceituosas.

Embora tenha uma origem diferente dos arco-íris mitológicos, a bandeira LGBT também traz uma mensagem: a do amor e do respeito.
Vamos criar agora um arco-íris? Confere aqui embaixo um vídeo que preparei ensinando a criar um. Você pode reproduzir com lápis de cor ou através de pintura digital no celular (existem vários aplicativos para isso).
Fontes:
A história por trás da bandeira arco-íris, símbolo do orgulho LGBT